ÁCAROS E SEUS MALEFÍCIOS

Os ácaros



Parente de carrapatos e micuins, esse aracnídeo microscópico, são mais comuns em ambientes húmidos e fechados.

Eles se alimentam dos restos de peles de homens e animais que descamam e caem e infestam os colchões, almofadas, poltronas, móveis acolchoados e até bichinhos de pelúcia.

São minúsculos. Tem cerca de 0,5 mm de comprimento e são invisíveis a olho nu.

Os ácaros causam sintomas devido aos alergenos contidos nas suas fezes.

As partículas fecais têm cerca de 20 mcm de diâmetro, ou seja, o mesmo tamanho que um grão de pólen.



Nos colchões e travesseiros a temperatura do corpo e a unidade causada pela respiração e transpiração propiciam o seu desenvolvimento.

A alergia de ácaros caseiros é a causa em potencial das rinites perenes e asma e possivelmente de eczemas.

Os alérgicos devem ter cuidados não só com a cama. Limpar ou eliminar tapetes, carpetes, cortinas e trocar a roupa de cama com frequência ajudam no combate ao ácaro. Qualquer medida de limpeza que se tome diminui a quantidade de ácaro.

Além da limpeza da casa é preciso ter um hábito simples: abrir as janelas para entrar o sol e ventilar a casa.

Uma alternativa para ter a cama livre dos ácaros é a desacarização com filtro de água. A técnica aspira ácaros, fungos e peles e aplicar um acarecida que bloqueia sua proliferação por 90 dias.

Para proteger a cama, o alérgico pode se valer ainda de capas para colchão e travesseiro confeccionadas totalmente em algodão. Elas são laváveis e possuem uma membrana interna que evita a proliferação do ácaro.



Asma



A asma, com os sintomas de tosse e falta de ar que se manifestam principalmente nos dias secos e poluídos, também pode surgir no ambiente de trabalho.

Existem registros de 149 casos de asma ocupacional. São pessoas que desenvolvem a asma porque inalam substâncias irritantes no ambiente de trabalho.

Detergentes, tintas, resinas e produtos de solda são algumas das 200 substâncias que causam asma do trabalho.

Há dois tipos de asma ocupacional: a alérgica, a mais comum, e a irritativa.

A alérgica se manifesta mesmo que a quantidade da substância presente no ambiente seja pequena, sensibilizando o aparelho respiratório.

A irritativa só se manifesta quando a substância está presente em grandes quantidades.

A asma ocupacional atinge principalmente adultos e tende a melhorar nos finais de semana e férias, quando a pessoa se afasta do local de trabalho.

A diferença entre a asma ocupacional e a convencional é que a segunda tem como principal elemento alérgeno o ácaro, presente na poeira doméstica.

O efeito dos diferentes tipos de asma é o mesmo: a contracção dos brônquios (canais por onde passa o ar), que fecha as vias aéreas.

Uma pessoa com asma ocupacional pode minimizar ou mesmo acabar com os efeitos da doença mudando o local de trabalho.